Fortuna Imperatrix Mundi

Blindfolded Lady Fortune in a 1503 French painting.

   A graciosa mutabilidade expressa no arcano X “A Roda da Fortuna”, tende a remeter-nos para a um dos assuntos que aflige o ser humano:

A Mudança de Direcção

Uns temem-la, outros desesperam por ela. No entanto, todos sem excepção, quer a evitem a todo o custo, quer a promovam com todas as forças, A experienciam.

Tudo passa e só um par de coisas fica: A memória do que se foi e a clareza de como o destino, seja por fatalidade ou milagre, altera as nossas vidas.

Para exemplificar, deixo-vos com um dos meus vídeos favoritos e a respectiva tradução do texto goliardo

“O Fortuna”

Oh Fortuna

És como a Lua – Mutável,

Sempre aumentas ou diminuis;

A detestável vida

Ora oprime e ora cura

Para brincar com a mente;

Miséria, Poder – Ela os funde como gelo.

bd10256_

Sorte imensa e vazia,

Tu, roda volúvel, és má!

Vã é a felicidade – Sempre dissolúvel,

Nebulosa e velada,

Também a mim contagias;

Agora por brincadeira,

O dorso nu entrego à tua perversidade.

bd10256_

A sorte na saúde e virtude

Agora me é contrária – Dá e tira,

Mantendo sempre escravizado

Nesta hora sem demora

Tange a corda vibrante;

Porque a sorte abate o forte,

Chorai todos comigo!

bd10256_

Eu lastimo pelas feridas da Fortuna

bd10256_

Choro as feridas infligidas pela Fortuna com olhos lacrimejantes,

Pois seu tributo de mim cobra agressivamente;

Na verdade, está escrito que a cabeça coberta de cabelos

A maior parte das vezes revela-se, quando a ocasião se apresenta calva.

bd10256_

No trono da Fortuna eu sentara, elevado,

Coroado com as flores multicoloridas da prosperidade;

Apesar de ter florescido feliz e abençoado,

Agora do alto eu caio privado de glória.

bd10256_

A roda da Fortuna gira – Eu desço, diminuído;

Outro é levado ao alto – lá no topo senta-se o rei no ápice ?

Que ele tema a ruína!

Pois sob o eixo lemos o nome da rainha Hécuba.

“As águias deixam que os passarinhos cantem, sem nenhuma preocupação com o seu trinado alegre, certas de que com a sombra das suas asas poderão reduzi-los ao silêncio.”

William Shakespear

 

3 Comments Add yours

  1. Johny diz:

    Excelente música composta por Carl Off, descreve-nos a sorte e os azares da nossa vida, os maus e os bons tempos, os altos e baixos. Sempre a mudar e ora está a nosso favor ou contra nós, por isso não podemos desanimar nos maus momentos, pois tudo muda, e temos que aproveitar quando tudo está bem, não nos achando omnipotentes e melhores que todos pois a todo o momento tudo se desmorona (Império Romano por exemplo).

    Gostar

  2. Ana diz:

    A Roda da Fortuna é a roda da vida, a roda sorte, a roda da nossa evolução. Ela altera o rumo da nossa vida, quer queiramos ou não, seja da melhor maneira ou de outra menos boa. Enquanto aqui estamos, temos de evoluir, é o nosso propósito, e só dessa forma tem sentido passar pelo passamos em variados momentos da nossa vida.
    Quando a Roda da Fortuna aparece, podemos esperar uma mudança da direcção em que temos remado. Tudo o que era e o que tínhamos, torna-se diferente e passa, muitas vezes, a ter outro sentido, passamos a ver as coisas de outra forma. O leme que julgamos ter na nossa mão, deixa de ser nosso, e percebemos que não somos nós que o levamos, mas algo que nos ultrapassa e que nos faz passar pelas fases necessárias de modo a evoluirmos seja pessoalmente, espiritualmente ou a nossa atitude para com os outros. Por vezes, esta mudança de direcção deixa-nos completamente exaustos, de braços caídos, sem vontade de continuar… Mas também é nestas fases que percebemos a força que temos, daquilo que somos capazes e que afinal somos muito mais do que aquilo que pensávamos. Portanto, nunca devemos baixar as guardas sempre que o nosso destino muda.
    A nossa vida é feita de marés em que o leme não é nosso, mas que somos obrigados a acompanhá-lo quer queiramos quer não, e é a Roda da Fortuna que nos diz que vem aí mais uma maré que temos de superar. Todo o conhecimento e evolução que já adquirimos vai contribuir para ultrapassarmos mais esta fase, resta-nos saber usar essa sabedoria e essa força, e quem sabe o leme passe a ser nosso novamente.

    Gostar

  3. Sandra Maria Carvalho Coelho diz:

    Ao ver o pequeno filme sobre a “A Roda da Fortuna “faço este pequeno comentário;
    O ciclo da vida muda constantemente e ela é feita por ciclos, temos o nascimento (vida), o crescimento, o desenvolvimento, o envelhecimento e a morte. A vida é feita por ciclos, hoje somos nós, amanhã será outros! A Roda da Fortuna diz-nos que acontecimentos não serão estáveis, porque necessitam de mudanças! Estas mudanças tendem a ser para melhor ou para pior, no melhor será no sentido do desenvolvimento mexendo em vários sectores da vida humana tais como: trazendo animação na com fartura de bens materiais e ao mesmo tempo reforça sentimentos e alegrias. Por outro lado tira-nos, transformações, essas que se farão com muita dificuldade, mudanças drásticas na nossa vida, que nós muitas vezes somos obrigados a passar, tais como ficando na miséria, a dor de uma morte etc… Ao mesmo tem. Contudo A Roda da Fortuna, indica-nos também que devemos ponderar bem as nossas decisões e consciencializarmos dos nossos atos, no entanto devemos estar preparados para a oportunidade de um novo passo na nossa vida.

    Gostar

Deixe um Comentário... Please! :)

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s